MARCO ZERO / GROUND ZERO: PRAÇA TIRADENTES  
(visitado em maio/2016     visited on May/2016)

A Praça Tiradentes localiza-se na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil. É mais antiga praça da cidade, com 9.026 m², sendo o lugar onde oficialmente a cidade nasceu; de acordo com uma lenda local, o lugar teria sido escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. Até hoje, na praça encontra-se o monolito histórico, com a Cruz de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, em 29 de março de 1693. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, que é um marco para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá; a referência de nível de Curitiba; e o monolito que registra o local do Pelourinho levantado por Gabriel de Lara, com a Cruz de Malta, que representa o poder legalmente constituído do governo português, a justiça e a caracterização das vilas.

Ao longo da história foi conhecida como Largo da Matriz; ou Pátio da Matriz. Chegou a ser denominada Largo D. Pedro II após visita da comitiva imperial em 1880. Na oportunidade, o Imperador chegou a se hospedar no logradouro – mais especificamente no imóvel pertencente a Comendador Antônio Martins Franco. O nome atual veio com a Proclamação da República em 1889.

A praça Tiradentes foi palco de um grave conflito étnico ocorrido em 8 de dezembro de 1959 e que durou três dias. O episódio é conhecido como a "Guerra do Pente".

A Guerra do Pente foi um protesto que teve início em 8 de dezembro de 1959 na cidade de Curitiba. O então governador do Estado Moyses Lupion iniciou uma campanha para aumento da arrecadação tributária chamada de "Seu Talão Vale um Milhão". A promoção consistia em juntar comprovantes fiscais de compra no valor de três mil cruzeiros e trocar por um cupom que daria o direito ao sorteio de um milhão de cruzeiros.

No dia 8 de dezembro de 1959, o Subtenente António Tavares da Polícia Militar do Estado do Paraná comprou um pente pelo valor de quinze cruzeiros e exigiu o comprovante do comerciante libanês Ahmed Najar. Houve uma discussão entre eles e o comerciante fraturou a perna do Subtenente. Estava iniciado o conflito.

Cento e vinte lojas de árabes, judeus, italianos e brasileiros mas todos conhecidos como "turcos" foram depredadas. Algumas delas totalmente destruídas.

Todos os jornais, revistas, além da rádio registraram o acontecimento do primeiro dia e a espontaneidade com que tudo se iniciara. A revolta atingiu as lojas do centro da cidade, bares, bancas de revistas e carrinhos de pipoca, órgãos públicos como COAP (Comissão de Abastecimento e Preços); DFDG (Delegacias de Falsificações e Defraudação em Geral); Chefeatura de Polícia; Biblioteca Pública do Paraná; Edifícios do IPASE e a Agência do IAPC

A importância atual é visível na rotina curitibana. A Praça Tiradentes une o novo e o antigo. É um importante núcleo de comércio; Terminal de Ônibus – ponto inicial da Linha Turismo; e tem em sua extensão monumentos que homenageiam nomes como Tiradentes; Getúlio Vargas e Marechal Floriano Peixoto. Uma passarela de vidro possibilita que o transeunte observe o calçamento antigo da região. Localiza-se entre as Ruas Cruz Machado, do Rosário, Cândido Lopes e Barão do Serro Azul.

(ENGLISH)

Considered the zero point of Curitiba, the Tiradentes square is the place where the first European inhabitants settled down. Thousands of people cross the square every day because of its central location. Here you will also see the Cathedral and a few meters away you will reach the old town (Largo da Ordem). After a complete renovation in 2008, the square got new benchs, lights and a glass floor showing the former pavement. Do not miss the Cathedral, opened 1893 and that has been recently completely renewed.

(FONTE: wikipedia,  www.centrohistoricodecuritiba.com.br/praca-tiradentes/, http://www.curitiba-travel.com.br/travel-info/lugares-mais-visitados-em-curitiba)




Algumas fotos feitas ao redor da Praça Tiradentes. Elas são utilizadas para produzir os "discos fotográficos" de
(a)round.  
Some of the photos taken around Tiradentes Square. They are used to make the (a)round "photografic discs".






Os "discos fotográficos" de (a)round (esquerda) são feitos com detalhes das fotos feitas ao redor do
Marco Zero (direita). Outros "discos fotográficos" serão desenvolvidos em breve.

The (a)round "photographic discs" (left) are made with details of the pictures taken around
the
Ground Zero (right). Other "photographic discs" will be created soon.






Os "discos fotográficos" podem retornar ao Marco Zero como uma intervenção urbana.
Utilizando fenacistoscópios é possível as animações contidas em cada disco.
Cada animação mostra um personagem caminhando ao redor de imagens do Marco Zero.

The "photographic discs" can return to Ground Zero as an urban intervention.
Using phenakistoscopes the public can watch the animations created in each disc.
Each animation brings a character the walks around images of the Ground Zero.




CLIQUE AQUI/ CLICK HERE Video da intervenção urbana /uban intervention video




Os GIFs simulam o que se vê nos fenacistoscópios. Para assisti-los, basta clicar nos links abaixo.

GIFs simulate what is seen in the phenakistoscopes. To watch them, click on the links below.


 makeagif.com/BKoMml    makeagif.com/i/VoLANY    

  makeagif.com/i/_vp2he  

  makeagif.com/i/GAx47A